Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2021

Espumante Procedências Aurora brut rosé

Imagem
  Espumante Procedências Aurora brut rosé  By FlávioMPinto  Um espumante muito bem trabalhado. De uvas Pinot Noir e Riesling. Cor amarelo palha com reflexos dourados.. Ótima perlage acompanhada de aromas cítricos bem definidos. A vinícola Aurora, sempre apresentou uma linha de qualidade, rotulando seus produtos de honestos no linguajar do vinho, ou seja, apresenta e expressa aquilo que propõe. Nesta quadra histórica de crescimento do setor, em particular a qualidade dos espumantes, a Aurora não poderia ficar atrás.  O Procedências é um espumante que não deixa furos: entrega ao seu consumidor um belo produto. O blend da Pinot Noir com a Riesling parece que deu certo e a criatividade e competência dos enólogos da Aurora ficou evidenciada.  Os 12,5 por cento de álcool juntando com a acidez e os sabores de morangos, limas e limões sicilianos fazem uma elegância ímpar. Um excelente espumante desse rol de excelentes espumantes que o Brasil anda produzindo. Esta é a minha opinião!

Don Guerino El gaúcho Tannat 2019

Imagem
  Don Guerino El gaúcho Tannat 2019 By FlávioMPinto  Um vinho da Vinícola Don Guerino de uvas de seu terroir  mais antigo em Alto Feliz/RS na serra gaúcha. Escuro, intenso, com aromas fortes de frutas vermelhas. Na boca continuam fortes os sabores de framboesas, compotas de morangos, cassis, doces de tacho de campanha. Potente, com destaque para a acidez e os taninos muito acentuados demarcando terreno. A elegância é desequilibrada pela potência, e assim a harmonia do corpo. Encorpadissimo, uma passagem por um decantador se faz conveniente para dar mais maciez ao paladar. Seus 14 por cento de álcool não se destacam, abrindo campo para os taninos se pronunciarem. Um vinho muito forte e potente. Um Tannat de respeito. Esta é a minha opinião.

ENOS ENOCH WALT WITMAN Cabernet Sauvignon 2018

Imagem
  ENOS ENOCH WALT WITMAN Cabernet Sauvignon 2018 By FlávioMPinto  Quem disse que,  para consumir vinhos de  qualidade, tínhamos de procurar vinhos estrangeiros , está “quebrando a cara” com a nova geração de vinhos brasileiros. Ainda não temos vinhos longevos, mas para o diario, e situações sofisticadas, e elegantes, surgem produtos de qualidade insofismaveis  no mercado nacional.  Este ENOS é um deles.  Um Cabernet Sauvignon suave sem perder suas características, como corpo pronunciado,  acidez, potência contida , mas presente, bons taninos e sabores ditando a complexidade com morangos comportados, cerejas em calda, mirtilos e amoras.  Um Cabernet Sauvignon de cor forte, púrpura brilhante, que exala aromas suaves de frutas vermelhas e ervas aromáticas de horta. Na boca, seus 13 por cento de álcool juntamente com sabores de cerejas maduras, amoras, e até de ameixas e mirtilos perfazem uma elegância ímpar. Excelente vinho da catarinense ENOS , do Balneário de Rincão, que prospecta terro

Faces do Brasil 2017

Imagem
  Faces do Brasil 2017 By FlávioMPinto  A Vinícola Lídio Carraro destaca-se por evitar interferências de qualquer tipo nos seus produtos. Não são vinhos das linhas orgânicas ou biodinâmicos.  Seus vinhos se caracterizam por expressarem o  possível do terroir onde suas cepas são cultivadas.  Esse rótulo é de uvas Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon, todas oriundas do terroir de Encruzilhada do Sul, na serra do Sudeste gaúcho, uma das regiões produtoras. Não passa por estágio em barricas de Carvalho. Um vinho de cor intensa, púrpura, mas com pouco brilho, bem típica da uva que predomina no blend.  Exala aromas terrosos e de comportados.  Na boca, revela-se como um todo com seus aromas primários se transformando em sabores de nozes, damascos, frutas vermelhas e negras compotadas além de framboesas, nozes, avelãs e figos. O interessante é o surgimento de sabores de tabaco, características de vinhos longevos. Seus 13 por cento de álcool, não são sentidos, mas compõem com os sabore
Imagem
  PIZZATO FAUSTO Tannat 2018 By FlávioMPinto  A vinícola Pizzato, de Flores da Cunha , cidade que possui o maior número de vinícolas percapita do Brasil , nos apresenta esse Fausto Tannat 2018. Um Tannat dócil, amigável, medianamente encorpado. De cor forte, intensa, e aromas primários de cerejas e frutas negras e vermelhas de bosque. Na boca, a acidez pronunciada, já anunciada pelas lágrimas, indica a vocação gastronômica do FAUSTO, enchendo a boca. Um Tannat não tão pronunciado e potente como os da região da Campanha, mas com taninos bem vivos e corpo muito expressivo. Os 13 por cento de álcool juntamente com a acidez e os sabores complexos de amoras, compotados de laranjas e cassis, perfazem um mix de sabores muito interessante. Muito encorpado, mas harmônico, revelando o cuidado dos enólogos em moldar a estrutura do FAUSTO. Deixa um final terroso, cativante. Esta é a minha opinião.
Imagem
  CASA SALVADOR Merlot 2018 By FlávioMPinto  Mais um achado da serra gaúcha: a Merlot achou seu terroirnno sul do Brasil. As terras insistentemente cultivadas com videiras pelos colonos italianos, parece que encontraram o caminho do sucesso. A uva Merlot se destaca como a mais emblemática da região mais antigas de vinhedos do RS- o vale dos Vinhedos a cerca de Bento Gonçalves. A Casa Salvador, de Flores da Cunha, próxima do Vale, nos brinda com esse Merlot que expressa muito bem o terroir local. De cor intensa, mas de pouco brilho, de exuberantes aromas de framboesas maduras, apresenta excelente impressão inicial, que os aromas primários não desmentem. Um vinho , que, só com 12 por cento de álcool, nos entrega uma elegância muito distinta e marcante. Medianamente encorpado, é macio e agradável. Deixa um final longo e prazeroso. Esta é a minha opinião. 
Imagem
ENOS ENOCH Dostoiévski Tannat 2018 By FlávioMPinto  Mais um produto dessa vinícola catarinense que está se destacando no mercado . O ENOS ENOCH Dostoiévski Tannat 2018 foi feito com uvas de Santana do Livramento , no coração da Campanha Gaúcha, região vocacionada a produção de vinhos finos por sua localização privilegiada em relação ao Paralelo 31, onde se situam os mais promissores terroir mundiais tanto a sul como Norte do hemisfério.  Um Tannat bem escuro, púrpura forte, exalando aromas de frutas vermelhas maduras, madeira. Na boca, seus 13,5 por cento de álcool revelam , junto com a acidez e os sabores complexos de amoras, tabaco, cravos e canelas, laranjas e morangos compotados , uma elegância e um caráter aristocrata marcante. Um vinho diferenciado como o brilhante autor russo que lhe dá nome. O Tannat da região da Campanha gaúcha possui características ímpares e incríveis , como ser potente e suave ao mesmo tempo, em camadas. Algo que evolui na taça. Não tem a maciez de
Imagem
  HERMAN MATIZ 2012 EDIÇÃO ESPECIAL BRASIL Chardonnay by FlávioMPinto Um raro vinho branco brasileiro barricado a semelhança dos borgonheses. De cor amarelo palha bem viva, aromas cítricos fortes.  Na boca os sabores amadeirados e de pão torrado, frutas secas, é muito fresco, apesar da sua idade. É um produto da competente Quinta da Neve, vinícola catarinense com uvas da região de Pinheiro Machado/RS. Muito elegante com destaque para seu corpo pronunciado, mas sem destaque a nenhum fator,  sendo a harmonia e equilíbrio seus pontos fortes. Acidez muito boa, teor alcoólico de 13 por cento, sabores de frutas secas e  sabores secundários bem pronunciados. Um ótimo vinho. Esta é a minha opinião.
Imagem
  ENOS ENOCH  MACHADO DE ASSIS Merlot 2018 By FlávioMPinto  A ENOS vinhos de boutique, empresa catarinense do Balneário de Rincão, prospecta uvas no RS e faz vinhos como os franceses Calvet e M.Chapoutier, negociantes e produtores. A ENOS segue esse caminho triunfante e nos indica um caminho seguro para o consumidor brasileiro comprar vinhos de qualidade, seguindo a trilha dos espumantes. O ENOS Merlot é um Merlot típico na sua cor, aromas, e sabores e aromas primários. Um vinho a altura do grande Machado de Assis. Denso, intenso, complexo, mas inteligível no seu rebuscado linguajar. Uma elegância guarnecida pelos 13 por cento de álcool, acidez muito presente, taninos bem representados, uma complexidade de sabores de morangos, cravos, canelas, figos em calda. É para quem conhece melhor desfrutar o precioso líquido .  Mesmo potente, sendo medianamente encorpado se faz suave e fácil e agradável de degustar.  Deixa um final com um quê de aristocracia. Esta é a minha opinião.
Imagem
  Espumante Salton Brut By FlávioMPinto  Um espumante muito legal,  Chardonnay da cepa com uma cor convidativa dourada , reflexos  também dourados.  Visualmente muito agradável, com aromas cítricos muito distintos. Uma perlage veloz com bolhas pequenas e abundantes. Aromas e sabores tradicionais, como pão torrado, limões sicilianos, pêras, maçãs. Um espumante de qualidade. Está é a minha opinião.
Imagem
  Espumante Casa Perini Moscatel Brut By FlávioMPinto  Do Vale do Trentino, vale dos Vinhedos- Bento Gonçalves, a Casa Perini nos brinda  com esse espumante de sucesso internacional. Um espumante brasileiro que faz sucesso mundo afora por sua qualidade inconteste. A 4 anos foi o melhor espumante do mundo na avaliação da World Association of Writers , especialistas em vinho na Europa, a frente de champagnes consagrados. O acerto dos enólogos na escolha da uva Moscatel para vinificação deu a esse espumante o destaque e reconhecimento merecido.  A uva Moscatel elevou o status dos espumantes brasileiros. Este Casa Perini Moscatel Brut é um espumante delicado, com perlage fugaz de bolhas pequenas e delicadas.  A cor dourada dá uma excelente visão e sensação positiva e acolhedora.  A perlage é rápida expressando a qualidade do produto. Seus 12 por cento de álcool conferem , junto com a acidez delicada e os sabores complexos de melões, limas, morangos, um corpo muito destacado. O te