CÁRDENAS MENINAS DO VINHEDO MERLOT 2018

CÁRDENAS MENINAS DO VINHEDO MERLOT 2018

by FlávioMPinto

 Provavelmente um dos melhores Merlot que já degustei.

O território brasileiro, generoso e fecundo, nos apresenta produtos fantásticos a despeito da descrença e preconceito contra o produto nacional.

De Mariana Pimentel, a beira da Lagoa dos Patos, o meu amigo Renato Cárdenas nos presenteia com esse magnifico Merlot, de fazer inveja a muitos produtos do Pomerol e margem esquerda do Gironde.

Muitos brasileiros por serem absolutamente ignorantes  no reconhecimento de vinhos, fazem cara feia a produtos nacionais e compram estrangeiros, notadamente chilenos, de qualidade duvidosa, tecnicamente. 

De modo que , os vinhos nacionais de excelente qualidade passam ao largo, particularmente pelo preço que, por impostos, encarecem os vinhos nacionais. Não esquecendo que pagam quase 60% de impostos, e os chilenos, argentinos e uruguaios nada pagam! Alíquotas propostas por deputados brasileiros.

Esse Meninas do Vinhedo lava nossa alma brasileira. O meu amigo Renato Cárdenas, lá da beira da Lagoa dos Patos nos presenteia com esse Merlot de qualidade internacional.

Aromas de groselhas e xaropes de frutas vermelhas junto com lágrimas portentosas já indicam sua qualidade. 

“Se o vinho não chora, eu choro”, como dizem os portugueses. E aí vai o Meninas.

Aromas fortes de groselhas, assumem o ambiente. Um buquê perfumado e agradável  agora assume ambiente. 

Na boca, logo se pronuncia o corpo encorpado e muito bem definido pelo teor alcoólico de 13,8%, indicando forte tendência a um vinho diferenciado.  A elegância a um passo, também se manifesta pela acidez e  toques de alcaçuz  e hortelã, presentes nos grandes vinhos. Os sabores não ficam atrás com cítricos, eucaliptos, café suave, toques picantes de pimentas pretas. 

É claro, que os taninos, não poderiam deixar de se manifestar, aconselhando sua característica de proteção muscular cardíaca. 

Um vinho fantástico, elegante e sofisticado, muito distante do gosto brasileiro normal, que sempre busca o preço mais baixo, deixando de lado a qualidade. 

Competente, muito bem feito, revelando a qualidade do terroir e do enólogo.

É um vinho brasileiro enfrentando os estrangeiros com galhardia e muita qualidade. 

Vale cada centavo da compra.

Deixa um final frutado longo e agradável.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÁXIMO BOSCHI BIOGRAFIA CHARDONNAY 2013

MARZAROTTO PLENO MERLOT 2020